08/07/2025
Acara azul (andinoacara pulcher )
Distribuição
Nativo de Trinidad e Tobago e partes da Venezuela, e foi introduzido em vários outros países.
Habitat
Uma espécie adaptável que ocupa uma variedade de habitats na natureza, desde águas turvas e paradas até riachos e rios de águas claras.
Comprimento Padrão Máximo
130 – 150 milímetros.
Tamanho do Aquário
Um aquário com medidas de base de 120 cm x 30 cm ou equivalente é quase suficiente para abrigar um par.
Manutenção
O tanque deve ser idealmente fornecido com um substrato macio e arenoso e galhos de troncos. Plantas flutuantes para fornecer sombra também são uma boa ideia, mas plantas com raízes são menos, pois este peixe é um ávido escavador. Espécies que podem ser anexadas à decoração, como Anubias ou samambaia java, têm uma chance muito maior de sobrevivência. O acará azul pode ser bastante sensível à deterioração da qualidade da água, portanto, empregue um filtro biológico eficiente, juntamente com um regime de manutenção rigoroso.
Condições da água
Temperatura: 22 – 28 °C
pH: 6,5 - 8,0
Dureza: 90 – 447 ppm
Dieta
Principalmente carnívoros, então ofereça comida carnuda, como bloodoworm, artemia, mexilhão picado ou camarão e minhocas. A maioria dos alimentos secos também são aceitos.
Comportamento e compatibilidade
Tranquilo para um ciclídeo deste tamanho, e pode ser combinado com outras espécies grandes demais para engolir. Bons companheiros de tanque incluem caracídeos de tamanho médio, bagres como Corydoras spp., Loricariids e, em um tanque grande o suficiente, outros ciclídeos relativamente pacíficos.
Dimorfismo Sexual
Os machos maduros desenvolvem barbatanas dorsal e a**l ligeiramente pontiagudas, e as fêmeas geralmente têm uma aparência mais arredondada do que os machos.
Reprodução
Um dos ciclídeos de desova de substrato mais fáceis de reproduzir no hobby. A melhor maneira de obter um par é comprar 6 peixes jovens e deixá-los crescer e formar pares naturalmente. Uma vez formado um par, é aconselhável remover os outros peixes, a menos que o tanque seja muito grande. O aquário deve ser montado conforme sugerido acima com água ligeiramente mole e ácida de pH 6,5-7,0 e uma temperatura de 77-82°F. É melhor usar filtragem movida a ar, pois os alevinos podem ser sugados por filtros elétricos. Muitas pedras chatas e plantas folhosas, como Echinodorus sp. fornecerá potenciais locais de desova.
Alimente os peixes com muitos alimentos vivos e congelados para deixá-los em boas condições. A dupla escolherá e limpará completamente um local de desova dentro de seu território. Pode ser uma rocha plana, folha larga de planta ou um poço escavado no substrato. A desova ocorre de maneira semelhante a muitos outros ciclídeos, com a fêmea colocando uma linha de ovos antes de se afastar, permitindo que o macho tome seu lugar e os fertilize. Até 200 óvulos podem ser fertilizados dessa maneira.
Os ovos eclodem em cerca de 48-72 horas, e durante este período o macho defenderá o local de desova enquanto a fêmea cuida dos ovos. Algumas trocas de função podem ocorrer aqui. Os alevinos ficam nadando livremente depois de mais ou menos 72 horas e, nesse ponto, podem ser alimentados com microvermes e/ou náuplios de artêmia. O cuidado da ninhada pelos pais geralmente continua por cerca de 2 semanas, após o que eles podem desovar novamente.