26/03/2023
Com o início de mais uma Primavera, os malvados parasitas externos 🪳 voltam à carga e é essencial termos a proteção dos nossos patudos em dia.
Os ectoparasitas (ou parasitas externos) infetam os nossos patudos através do contacto com a sua pele e pelo, e incluem as pulgas, carraças, ácaros, piolhos e flebótomos (mosquitos).
Além do incómodo que naturalmente já causam, estes parasitas são também muitas vezes a origem da transmissão de outras doenças potencialmente perigosas como a leishmaniose, dirofilariose ou a febre da carraça.
Neste sentido, a desparasitação dos nossos animais de companhia é imprescindível como medida profilática de proteção contra a proliferação de patologias indesejadas, e é também importante para o nosso próprio bem-estar, uma vez que muitos parasitas provocam doenças transmissíveis de animais para humanos.
A desparasitação externa de cães e gatos deve ser feita logo a partir do primeiro mês de vida, sendo que a sua frequência depende do produto aplicado:
✅ Aplicação a cada 4 semanas (pipetas de aplicação tópica);
✅ Toma mensal ou a cada 3/4 meses (comprimidos, variável de marca para marca);
✅ 6-8 meses de duração (coleiras, variável de marca para marca).
O método de desparasitação escolhido pode e deve ser discutido com o médico veterinário do vosso cãopanheiro, sendo que em alguns casos pode inclusivamente ser mais indicada uma desparasitação mista mais robusta (ex: comprimido + coleira/pipeta).
Os nossos patudos são Família, portanto, devemos tratá-los como tal, não só dando amor, atenção e carinho, mas fazendo o melhor por protegê-los de fatores externos prejudiciais à sua saúde como os parasitas! 🐶🐱