12/06/2020
Existem dois motivos pelos quais os gatos não comem a ração na beirada do pote.
O primeiro é basicamente uma questão de geometria: gatos têm focinhos que dificultam que eles alcancem a beirada do comedouro tradicional.
Quando tentam pegar a ração dos cantos, eles batem o focinho sensível na borda e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua. Imagine-se no lugar deles e você vai entender o quanto isso é, no mínimo, extremamente desconfortável.
O segundo motivo é a ultra-sensibilidade dos bigodes. Os bigodes dos gatos são tão sensíveis que detectam movimentos à distância só pela vibração do ar. E esses bigodes não só ficam raspando na beirada do pote na hora de comer, como precisam ser esmagados contra ela caso o gato queira pegar a ração dos cantinhos. Portanto, como já comeram todo o meio e mataram um pouco da fome, eles preferem esperar que você reponha a comida.
A SOLUÇÃO: COMEDOURO LARGO E RASO!!
As melhores opções, e mais baratas, não estão nas pets shops e sim em lojas de utensílios para cozinha:
PIRES - O pratinho preferido dos gatos você provavelmente já até tem em casa: pires de chá - tem as beiradas baixas o suficiente para não incomodar os bigodes nem acumular ração. Ele também evita que a ração caia pra fora com facilidade.
CUMBUCAS: Outras opções interessantes são cumbucas arredondadas, já que fazem com que os grãos escorreguem sempre para o meio. Pratinhos para shoyo ou para patê também têm bordas mais baixas.
Você pode testar várias opções e tamanhos para ver o que seu gato prefere. Quando ele comer a quantidade ideal sem jogar grãos para fora com a pata, você terá encontrado o pratinho perfeito. 😉